“O porto faz parte da alma faialense”

Uma abordagem ao desenvolvimento do Faial, no contexto da realidade açoriana, a partir da importância da baía e do porto da Horta, por Mário Frayão.

Entre 2011 e 2014 Mário Frayão foi a principal figura do programa radiofónico semanal “Bate-papo”, realizado na Antena Nove, onde se pronunciou sobre os mais variados temas da atualidade local, desde a cultura, à política ou outros assuntos do dia-a-dia da sociedade faialense; invocou tempos antigos de que foi protagonista e testemunha e se expressou como “diseur”, interpretando obras-primas da poesia portuguesa.

O programa era moderado pelo jornalista Souto Gonçalves e também teve a participação de Margarida de Bem Madruga a partir de certa altura.

A propósito do falecimento de Mário Frayão, eis a gravação do programa número 5, transmitido a 21 de março de 2011, que finaliza com a recitação da “Pedra Filosofal”, de Manuel Freire e no qual, partindo de uma abordagem a um tema da ordem do dia da altura – tal como hoje -, o porto da Horta, é feita uma análise às condicionantes do desenvolvimento dos Açores e do Faial em particular.

Trata-se de uma peça que exemplifica bem o que Mário Frayão significou na defesa e luta pelos interesses da sua terra. |X|

“BATE-PAPO”, N.º 5, SEGUNDA-FEIRA, 21 DE MARÇO DE 2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s