ARTIGO

Interrompido bom tempo de outono

IMAGEM EXTRAÍDA DA PÁGINA DO FACEBOOK “TROVOADAS”, CAPTADA A 13 DE MAIO DE 2016

Não é para admirar, pois o outono já está bem entrado. Depois de uma série de dias bondosos quanto ao estado do tempo, chegou a altura da borrasca, anunciada, sob a forma de aviso amarelo, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

DOM. 18 OUT. 2020 | SOUTO GONÇALVES

Portugal inteiro, do Minho ao Algarve, passando pelas ilhas, está amarelado se olharmos para o mapa que o IPMA disponibiliza na Internet com as áreas onde vigoram os avisos de mau tempo. A exceção é o arquipélago da Madeira, quase sempre beneficiado pelo bom tempo, mas que agora é a zona cuja previsão é pior, abrangida por um aviso laranja.

O Grupo Oriental dos Açores é a única região que escapa à instabilidade que aí vem, escapando, para já, à previsão de mau tempo.

O aviso amarelo de precipitação para o Grupo Central entra em vigor às 00h00 de segunda-feira, mantendo-se por 24 horas. No Grupo Ocidental o aviso amarelo refere-se à agitação marítima e tem início às 12 horas de amanhã, mantendo-se até ao início da terça-feira.

GRUPO CENTRAL: PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA: Períodos de céu muito nublado. Aguaceiros. Possibilidade de trovoada. Vento noroeste moderado a fresco (20/40 km/h), rodando para norte e tornando-se fresco a muito fresco (30/50 km/h) com rajadas até 70 km/h.

GRUPO CENTRAL: PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA: Períodos de céu muito nublado com abertas. Aguaceiros. Vento norte muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 85 km/h, tornando-se moderado a fresco (20/40 km/h) para o fim do dia.

GRUPO CENTRAL: PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA: Períodos de céu muito nublado com boas abertas. Aguaceiros fracos. Vento norte moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 65 km/h.

GRUPO CENTRAL: PREVISÃO DO ESTADO DO MAR: Na segunda-feira: Mar cavado a grosso. Ondas noroeste de 2 a 3 metros, passando a norte e aumentando para 4 a 5 metros. Na terça-feira: Mar grosso a ALTEROSO, tornando-se cavado. Ondas norte de 4 a 5 metros. Na quarta-feira: Mar cavado a grosso. Ondas norte de 4 a 5 metros, diminuindo para 3 a 4 metros.

TEMPERATURAS

A temperatura da água do mar, na segunda-feira, atingirá 21º e a temperatura do ar oscilará entre 13º e 19º, portanto, mais baixa do que outubro nos tem oferecido até agora.

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s