ARTIGO

Pesca sem mão-de-obra no Faial

NÃO HÁ JOVENS INTERESSADOS NA ATIVIDADE PISCATÓRIA [FOTOGRAFIA DE SOUTO GONALVES | ARQUIVO]

Os profissionais de pesca mais novos a trabalhar no Porto da Horta estão à beira de entrar na meia-idade. O futuro do sector está em causa

QUA. 21 OUT. 2020 – 02H08 | SOUTO GONÇALVES [TEXTO]

O pescador faialense José Liduíno augura dias difíceis para esta importante atividade económica sediada no Porto da Horta. Lembra que há 20 anos trabalhavam na pesca jovens com 18 anos, mas que hoje o mais novo dos pescadores que se encontra na cidade-mar não tem menos de 35 anos de idade.

Falando numa gravação em vídeo [ver no final do texto] no âmbito da campanha eleitoral da CDU para as eleições legislativas regionais do próximo dia 25 de outubro, José Liduíno diz mesmo que a pesca acabará em breve nesta ilha. “Começa-se a ver o fim da pesca no Porto da Horta”, assegura este pescador.

Trata-se de uma realidade para a qual o presidente da Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA) também alertou recentemente. Jorge Gonçalves manifestou, durante um encontrou de carácter político no âmbito da Assembleia Municipal da Horta, os seus receios sobre a perda de importância do Faial no contexto regional no que toca a um dos sectores que é considerado como um dos pilares do sector primário da produção regional.

José Liduíno fala, por sua vez, da problemática do preço do pescado vendido ao consumidor, chamando a atenção para outro problema, que é a escassez do recurso.

Estranha, por outro lado, as margens de comercialização praticadas em superfícies comerciais, que atingem valores exagerados, propondo, por isso, que não deveriam ultrapassar 25 por cento.

Insurge-se contra as regras apertadas impostas aos pequenos pescadores em oposição a situações mais favoráveis para os barcos de grande porte, que, na sua opinião, estão a delapidar os mares dos Açores.

Ainda sobre o preço do peixe reconheceu que o cidadão de uma classe menos favorecida não consegue comer um goraz. |X|

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s