Corvo às escuras por causa dos cagarros

CAMPANHA SOS CAGARRO ATÉ MEADOS DE NOVEMBRO [FOTOGRAFIA: DIOGO CAETANO | AMIGOS DOS AÇORES – ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA]

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Câmara Municipal do Corvo (CMC) juntam-se para salvar aves marinhas

Sáb. 24 out. 2020 | Souto Gonçalves [texto]

De 26 a 30 de outubro, isto é, da próxima segunda a sexta-feiras, a ilha do Corvo estará com a iluminção pública desligada durante parte da noite. O objetivo, segundo a SPEA, é “proteger o grupo de aves mais ameaçadas do mundo”, de que fazem parte as cagarras, ou cagarros, como se diz nos Açores. A medida, levada a cabo por este organismo de defesa do ambiente e pela autarquia corvina, “foca-se num período crítico para as aves marinhas”.

“Nesta altura do ano, aves como a cagarra estão a abandonar os ninhos e a fazer-se ao mar. Para evitar predadores, fazem-no de noite, mas as luzes das nossas vilas e cidades deixam-nas muitas vezes encandeadas, desorientando as jovens aves que acabam por cair por terra, não só nos Açores mas também na Madeira e nas Canárias, por exemplo”, explica a SPEA.

O apagão ocorrerá todas as noites e madrugadas das 21 às 4 horas

O apagão ocorrerá todas as noites e madrugadas das 21 às 4 horas e representa um avanço em relação a outras iniciativas, anteriormente realizadas, com o propósito da preservação do meio ambiente. Há um ano as luzes estiveram apagadas durante uma noite e desde de 2017 que a Câmara do Corvo, em certos períodos da campanha SOS Cagarro, tem desligado a iluminação pública quando voluntários procuram orientar as aves sem norte.

A campanha SOS Cagarro, que tem lugar todos os anos, começou no dia 15 de outubro e termina a 15 de novembro. |X|

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s