TRAIL. Dário Moitoso foi 5.º classificado em “downhill”

ATLETA FAIALENSE RÁPIDO A DESCER [FOTOGRAFIA: JORDI SARAGOSSA]

Golden Trail Championship prosseguiu hoje ligando o porto do Salão e o vulcão dos Capelinhos

QUI. 29 OUT. 2020 – 17H01 | TEXTO: SOUTO GONÇALVES

O TEMPO chuvoso e nublado e os trilhos enlameados, que agravam as contrariedades, são condições motivadores para os “runners” que se aventuram neste tipo de competição.

É claro que a paisagem, uma das atrações do “trail running” nos Açores, se esconde quando a nossa típica bruma aparece, mas essa não é razão, antes pelo contrário, para a competitividade esmorecer.

Foi neste clima que se correu, depois do prólogo de ontem, a primeira de quatro pernas da maior competição de 2020 do “trail running” mundial.

O Golden Trail Championship acontece porque a Salomon, principal marca de material de desporto “outdoor” do mundo, não conseguiu cumprir o calendário anual das corridas, devido à pandemia, tendo optado por uma prova para encerrar a temporada de 2020. Trata-se, portanto, de um evento único, que, provavelmente, não voltará a repetir-se.

No Faial e no Pico, está, neste momento, a nata dos atletas mundiais da modalidade, que aqui se concentraram para compensar a falta de competição resultante das restrições impostas pelo coronavírus.

DÁRIO MOITOSO COM MISSÃO IMPOSSÍVEL

O faialense Dário Moitoso, encontra-se, por isso, diante de uma tarefa extremamente desafiante, quanto singularmente difícil, apesar de “jogar em casa”.

Os lugares do topo são uma miragem. De qualquer maneira, no prólogo de ontem, uma prova rápida, que não é a sua especialidade, alcançou, entre cerca de duas centenas de concorrentes, a 40.ª posição.

Já hoje, num percurso mais de acordo com as suas características, o “praiola” (epíteto por que são conhecidos os residentes na freguesia da Praia do Norte, sua terra) atravessou o Faial do Salão ao Capelo e subiu 10 lugares na tabela classificativa. Além disso foi 5.º classificado no “downhill”, um género de contagem da montanha do ciclismo, mas a descer.

Enquanto isto, o Golden Trail Championship está a bater recordes nas transmissões diretas de “streaming” (sistema de difusão de imagens via digital) das redes sociais. |X|

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s