DESPORTO

GOLDEN TRAIL CHAMPIONSHIP. Faialense Dário Moitoso na 35.ª posição

VULCÃO DOS CAPELINHOS CENÁRIO PRIVILEGIADO DA PROVA [FOTOGRAFIA: PEDRO SILVA]

Terminou a maior competição mundial de “trail running” de 2020. Dário Moitoso foi o segundo melhor português

DOM. 1 NOV. 2020 – 21H23 | TEXTO: SOUTO GONÇALVES

ENVOLVIDO em polémica no Facebook, devido a muitas reações desfavoráveis à sua realização em plena pandemia, o Golden Trail Championship, sob o patrocínio da Salomon, a maior marca mundial de equipamentos desportivos “outdoor”, realizou-se no Faial durante a passada semana, concluindo-se hoje, depois de uma de quatro pernas, marcada para o Pico, ter sido cancelada e transferida para a ilha vizinha, devido ao mau tempo.

Os Açores e em particular o Faial e o Pico foram escolhidos para o Golden Trail depois de uma época atípica da modalidade que em 2020 viu retiradas do calendário habitual várias competições a nível mundial por causa da COVID-19.

A forma encontrada para compensar a falta de competição foi a organização do Golden Trail Championship, evento único, que reuniu os melhores do mundo do “trail running”, dando ao Faial uma projeção mediática sem precednetes neste meio desportivo.

DÁRIO MOITOSO DESTACA-SE EM “DOWNHILL”

Esta prova mundial foi ganha por Bart Przedwojewski. Bruno Silva conseguiu ser o melhor português e, logo a seguir, na 35.ª posição da classificação geral, surgiu o faialense Dário Moitoso.

Vento e chuva aliados à típica humidade açoriana, a que se juntou o valor dos atletas envolvidos, fizeram do “trail” um momento considerado pela organização como “super competitivo”.

Dário Moitoso, sobre qual se concentravam os olhares dos adeptos nacionais, de modo especial dos faialenses, destacou-se na classificação de “donwhill” (descidas), alcançando na prova de hoje o 2.º lugar desta especialidade [ver vídeo], a apenas 12 segundos do vencedor.

O atleta faialense, que defende as cores da Azores Trail Run, conseguiu o 40.º lugar no prólogo e foi 30.º, 40.º e 60.º classificado nas 1.ª, 2.ª e 3.ª etapas, respetivamente. Hoje, na 4.ª etapa, alcançou o 17.º lugar, como melhor português, a menos de 21 minutos do vencedor, Jim Walmsley.

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s