COVID-19. Não há mais casos no Faial

UTENTE INTERNADA NO HOSPITAL DA HORTA OBTEVE TESTE NEGATIVO NO DOMINGO, 22 DE NOVEMBRO, EM LISBOA [FOTOGRAFIA: TRIBUNA DAS ILHAS | ARQUIVO]

Até à hora da eleboração desta notícia a Delegação de Saúde da Horta não tinha reportado nenhuma contaminação relacionada com o caso positivo detetado no Hospital da Horta

SÁB. 28 NOV. 2020 — 17H43 | TEXTO: SOUTO GONÇALVES

A Autoridade de Saúde Regional (ASR) informou, ao fim da manhã de hoje, que “uma mulher de 35 anos de idade, residente [no Faial], com história de ligação aérea com o exterior da Região, (…) após o teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2, realizado após o sexto dia, obteve resultado positivo para a COVID-19”.

Pouco depois Escrevi.blog adiantou que “a pessoa em causa, proveniente de Lisboa, recorreu ao Serviço de Urgência [do Hospital da Horta] por razões não relacionadas com o coronavírus”, acresentando que “após avaliação da sua situação clínica a equipa médica promoveu o internamento, o que implicou, automaticamente, a realização de um teste à COVID-19, visto que todos os utentes que são internados fazem, obrigatoriamente, o despiste da infecção“.

Escrevi.blog está, agora, em condições de confirmar que, até às 17h43, a Delegação de Saúde da Horta não tinha informado a ASR de qualquer suspeita de COVID-19 no Faial relacionada com profissionais de saúde ou outros indivíduos que tenham tido contacto com a paciente infectada.

Conforme também já foi noticiado neste blogue “no Hospital da Horta decorrem os procedimentos de investigação epidemiológica para avaliar os efeitos de contaminação por COVID-19 em terceiros, nomeadamente, nos profissionais de saúde que contactaram com a paciente“.

Esta mulher de 35 anos residente no Faial realizou, no passado domingo, teste à COVID-19, em Lisboa, cujo resultado foi negativo, tendo viajado para o Faial na quarta-feira.

Estava programado novo teste para ser efetuado ontem (ao 6.º dia), no Faial, mas a análise acabou por ocorrer no dia anterior, quinta-feira, em consequência de ter sido decidido o seu internamento hospitalar, na Horta, fruto de outros problemas de saúde não relacionados com o novo coronavírus. Como o internamento obriga à testagem COVID-19 foi determinado respetivo procedimento, do qual resultou, conforme dito anteriormente, resultado positivo.

Três casos no Faial

Segundo a ASR “foram detetados até hoje 964 casos de infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, verificando-se atualmente 509 casos recuperados e 359 casos positivos ativos, dos quais um na ilha de Santa Maria, 244 na ilha de São Miguel, 106 na ilha Terceira, um na ilha de São Jorge, dois na ilha do Pico, três na ilha do Faial e dois na ilha das Flores”.

A Região tem “33 cadeias de transmissão ativas, sendo 22 na ilha de São Miguel, oito na ilha Terceira, uma partilhada entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge, uma na ilha do Pico e uma na ilha de São Jorge”, de acordo com o comunicado da ASR.

Enquanto isto um técnico de equipamentos hospitalares que se dirigia ao Faial, via Terceira, esteve retido no Aeroporto das Lajes na quarta-feira, por não haver unidade hoteleira que o recebesse após ter testado positivo na análise do 6.º dia.

O caso motivou a intervenção do titular da pasta da Saúde do Governo Regional, do que resultou novo teste, cujo resultado, conhecido ontem, foi negativo, permitindo que a viagem prosseguisse.

Casos positivos em escola de Angra do Heroísmo

A ASR e a Comissão Especial de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia (CEALCP) de COVID-19 decidiram efetuar testes de despiste ao pessoal da Escola Tomás de Borba em Angra do Heroísmo em face do registo nas últimas horas de alguns casos positivos de COVID-19.

O encerramento, ou não, daquele estabelecimento de ensino será decidido em função dos resutados das análises. |X|

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s