Governo manda avançar com testagem massiva de comunidades escolares na ilha de São Miguel a partir de terça-feira
| TEXTO SOUTO GONÇALVES |
Uma fonte bem posicionada assegurou a Escrevi.blog que na próxima semana haverá surpresas desagradáveis quanto ao número de casos positivos de COVID-19 na maior ilha dos Açores.
A convicção baseia-se nos motivos que conduziram à decisão governamental, hoje tomada, de testar, de forma massiva, as comunidades escolares — alunos, docentes e não docentes — de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Vila Franca do Campo e da vila de Rabo de Peixe.
“Os testes serão realizados a partir da próxima terça-feira, dia 5, devendo os estabelecimentos que tiveram interrupção letiva no Natal permanecer em regime de ensino a distância, até estar concluída a testagem”, diz uma nota do portal de comunicação do governo na internet, por volta das 17 horas de hoje.
Neste curto comunicado é sublinhado que “a decisão do Executivo açoriano surge na sequência da permanente vigilância epidemiológica”, cujo objetivo é “a salvaguarda da defesa da segurança da comunidade e da saúde pública”.
22 MORTES NOS AÇORES E 7.188 NO PAÍS
A agência de notícias Lusa noticiou a decisão do Governo Regional dos Açores adiantando que até hoje foram detetados no arquipélago 2.058 casos de infecção pelo novo coronavírus que causaram 22 mortes. Até gaora verificaram-se 1.529 recuperações.
Dos 413 casos positivos ativos na região 360 encontram-se em São Miguel, 35 na Terceira, 10 no Faial, cinco em São Jorge, dois nas Flores e um no Pico, refere o despacho da agência de notícias portuguesa.
Portugal, por seu lado, contabiliza pelo menos 7.118 mortos associados à COVID-19 em 427.254 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), que a Lusa também divulga.
Recorde-se que o estado de emergência decretado em 9 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 7 de janeiro. |X|