ARTIGO

COVID-19. São Miguel receia aumento exponencial de casos positivos nos próximos dias

Governo manda avançar com testagem massiva de comunidades escolares na ilha de São Miguel a partir de terça-feira

| TEXTO SOUTO GONÇALVES |

Uma fonte bem posicionada assegurou a Escrevi.blog que na próxima semana haverá surpresas desagradáveis quanto ao número de casos positivos de COVID-19 na maior ilha dos Açores.

A convicção baseia-se nos motivos que conduziram à decisão governamental, hoje tomada, de testar, de forma massiva, as comunidades escolares — alunos, docentes e não docentes — de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Vila Franca do Campo e da vila de Rabo de Peixe.

“Os testes serão realizados a partir da próxima terça-feira, dia 5, devendo os estabelecimentos que tiveram interrupção letiva no Natal permanecer em regime de ensino a distância, até estar concluída a testagem”, diz uma nota do portal de comunicação do governo na internet, por volta das 17 horas de hoje.

Neste curto comunicado é sublinhado que “a decisão do Executivo açoriano surge na sequência da permanente vigilância epidemiológica”, cujo objetivo é “a salvaguarda da defesa da segurança da comunidade e da saúde pública”.

22 MORTES NOS AÇORES E 7.188 NO PAÍS

A agência de notícias Lusa noticiou a decisão do Governo Regional dos Açores adiantando que até hoje foram detetados no arquipélago 2.058 casos de infecção pelo novo coronavírus que causaram 22 mortes. Até gaora verificaram-se 1.529 recuperações.

Dos 413 casos positivos ativos na região 360 encontram-se em São Miguel, 35 na Terceira, 10 no Faial, cinco em São Jorge, dois nas Flores e um no Pico, refere o despacho da agência de notícias portuguesa.

Portugal, por seu lado, contabiliza pelo menos 7.118 mortos associados à COVID-19 em 427.254 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), que a Lusa também divulga.

Recorde-se que o estado de emergência decretado em 9 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 7 de janeiro. |X|

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s