Pouco antes do meio-dia de hoje, eram 11h47 nos Açores, toda a ilha do Faial se sobressaltou com um sismo que também foi sentido em mais três ilhas
| TEXTO SOUTO GONÇALVES |
Os frequentadores da rede social Facebook, logo após o abalo de terra, começaram a revelar que se tratava de um evento sísmico que passou despercebido a poucas pessoas.
O sismo foi sentido em toda a ilha do Faial. Pico e São Jorge deram, igualmente, sinal de que as ondas de choque por lá passaram e até na ilha Terceira houve quem sentisse a terra termer a essa hora.

De facto, segundo o CIVISA (Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores), o evento atingiu a magnitude 5,4 da escala de Richter e teve o seu epicentro a cerca de 67 km a oés-noroeste do Capelo, na ilha do Faial.
A zona epicentral onde ocorreu o evento sísmico é caracterizada por uma frequente instabilidade de natureza tectónica, registada numa área que chega a distar apenas 30 ou menos quilómetros do Faial.
Por volta das três horas da madrugada foi registado um pequeno sismo, de grau 2 (Richter), precisamente a meio caminho entre a ponta dos Capelinhos e o epicentro do sismo grande das 11h47.
Ontem e anteontem começou a verificar-se alguma atividade na zona, com cinco pequenos sismos e hoje depois das 11h47 e até às 14h47 (hora da redação deste texto) o Instituto Português do Mar e da Atmosfera já publicou na sua página da internet o resgisto de mais 13 ocorrências, a maior das quais atingiu o grau 4,0 (Richter) às 12h32.
Trata-se de uma situação normal, uma vez que após um sismo maior acontecem, em regra, réplicas com menor magnitude.
Abalo sentido nos três concelhos do Pico, Velas de São Jorge e nos dois concelhos da ilha Terceira
Segundo o CIVISA o sismo das 11h47 foi sentido com intensidade máxima IV/V (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias do Capelo, Castelo Branco, Praia do Norte e Feteira.
Com grau IV, ainda no Faial, foi sentido nas freguesias dos Cedros, Salão, Ribeirinha, Pedro Miguel, Praia do Almoxarife, Flamengos, Angústias, Matriz e Conceição.
No Pico foi registado o grau III/IV nas freguesias da Madalena, São Mateus, São Caetano, Criação Velha, Candelária, São Roque, Santo António, Santa Luzia, Prainha, São João, Lajes e Ribeiras.
Ainda grau III/IV nas freguesias dos Rosais, Velas e Manadas, da ilha de São Jorge e grau III na Calheta e Ribeira Seca de São Jorge e em São Mateus, Sé e São Bento, no concelho de Angra do Heroísmo e Vila Nova e Santa Cruz, no concelho da Praia do Vitória. |X|