Parlamento. Reunião plenária de janeiro será realizada online, mas decisão não foi consensual

Partidos da coligação governamental com opiniões diferentes

Cadeiras vazias na sala do plenário fotografia com direitos reservados

Líderes parlamentares optaram por plenário não presencial. Na próxima semana a Assembleia Legislativa dos Açores reúne-se através dos cada vez mais vulgarizados meios telemáticos

Souto Gonçalves texto

A decisão foi tomada ontem pela conferência de líderes, órgão que junta os respresentantes de todos os partidos com assento na assembleia e que têm, cada qual, o número de votos correspondente ao número de deputados que representam.

A Lusa informou, citando fontes parlamentares, que não houve consenso relativamente à opção pela videoconferência. Curiosamente, os partidos que se constituíram em coligação para viabilizarem o governo (PSD, CDS e PPM) não votaram todos no mesmo sentido, tal como o Chega e a IL, que têm compromissos de apoio ao executivo e que se manifestaram, respetivamente, a favor e contra a solução online.

As decisões da CL, quando não há consenso, são tomadas por maioria, que, desta feita, foi assegurada pelo PS (25 deputados), PSD (21) e Chega (2), conforme relata aquela agência noticiosa.

Os restantes partidos (CDS, PPM, BE, IL e PAN) preferiam uma reunião plenária com a presença física dos deputados, embora com restrições. CDS e PPM propuseram a realização de um plenário com um terço dos parlamentares.

Deste modo, repetir-se-á o formato seguido em maio de 2020 quando o parlamento funcionou por videoconferência.

Todas as vezes que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores funcionou em sessão plenária na sua sede, depois do início da pandemia, a presença dos deputados na Horta levantou alguma contestação, precisamente por haver quem considerasse que isso implicava riscos desnecessários de contaminação pela COVID-19.

O plenário está convocado para a próxima terça-feira, com início às 10 horas, prevendo-se que decorra até à sexta-feira. |X|

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s