COVID-19. Alunos da AJA em confinamento

Testagem em massa decorreu neste domingo

As turmas até ao 4.º ano, incluindo jardins de infância, professores e assistentes da Escola António José de Ávila (AJA), popularmente conhecida por antigo Ciclo Preparatório da Horta, ficarão em casa pelo menos até terça-feira próxima

Souto Gonçalves texto


© Shutterstock

Ao longo deste domingo decorreu uma operação em massa, com a realização de testes de despiste da COVID-19, que incidiu, principalmente, em indivíduos relacionados com a AJA.

Enquanto isto, os alunos das turmas de jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico (do 1.º ao 4.º ano), professores e assistentes, na sequência do caso positivo de um estudante do 1.º ano daquele estabelecimento de ensino, que, por sua vez, é um contacto próximo de uma infecção no Faial pelo SARS-CoV-2 ontem anunciada, ficarão em confinamento, pelo menos, até depois de amanhã.

Foram feitas, hoje, colheitas para análise a cerca de uma centena de pessoas, nas quais se incluem também algumas relacionadas com a Escola Profissional da Horta, onde existe a suspeita de que a cadeia transmissão local detetada ontem possa ter ramificações e que já anunciou o seu encerramento amanhã e na terça-feira.

O elevado número de testes realizados em tão pouco tempo não permite que os envolvidos — entre eles indivíduos suspeitos se serem contactos de alto risco dos casos positivos já identificados — tomem conhecimento, nas próximas horas, dos resultados, o que significa que, provavelmente, só amanhã isso acontecerá.

CHAMADA DE ATENÇÃO

Embora este artigo não se inscreva no espaço de opinião de Escrevi.blog — opinião que, quando é publicada, surge devidamente identificada —, não será despropositado chamar a atenção, aqui, para um certo laxismo que grassa na forma como alguns cidadãos estão a encarar o combate (ou falta dele) à pandemia.

Há pessoas que se movimentam no espaço público sem tomarem as devidas e básicas precauções amplamente divulgadas pelas autoridades de saúde.

Há pessoas portadoras de sintomas que podem ser associados à COVID-19 que não se coíbem de fazer tábua rasa do mais do que necessário recato, não se mantendo, de forma abusivamente irresponsável, em confinamento voluntário e, pior do que isso, convivendo com terceiros.

Há pessoas para quem o uso da máscara é um acessório absolutamente dispensável, mantendo-a nos queixos, como se a sua mera presença e inadequado uso bastasse para que o dever de não contaminar os outros seja assumido e praticado.

O autor deste texto, deixa, com estas palavras escolhidas e, ainda, brandas, o apelo para que cada qual se consciencialize das suas próprias responsailidades, sob pena de todos nós virmos a sofrer dissabores impossíveis de atenuar. |X|

Um pensamento em “COVID-19. Alunos da AJA em confinamento”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s