Na última quarta-feira dois aviões participaram numa missão para deslocar do Hospital da Horta três pacientes
Souto Gonçalves texto

Equipa médica a bordo fotografia da Força Aérea Portuguesa
Não será muito comum, no mesmo dia, ocorrerem três evacuações médicas no Faial. Mas aconteceu na última quarta-feira, quando foi necessário a Força Aérea Portuguesa (FAP) empenhar dois aviões para transportar três pacientes do Hospital da Horta, primeiro, para a Base Aérea N.º 4, nas Lajes, ilha Terceira e depois para Ponta Delgada e Lisboa.
Esta operação aérea e médica envolveu um recém-nascido e mais duas pessoas. O bebé e um dos outros doentes seguiram para Lisboa, enquanto o terceiro paciente foi encaminhado para Ponta Delgada.
Nas ligações interilhas a FAP utilizou uma aeronave EADS C-295M, do tipo do popular “Aviocar” e no percurso para Lisboa uma aeronave a jato “Falcon”, conhecida como o avião do presidente da República.
Na primeira parte da operação, da responsabilidade da esquadra “Elefantes”, os três doentes viajaram do Faial para a Terceira e na segunda parte da evacuação o bebé e um paciente tiveram como destino Lisboa, à conta da esquadra “Linces”, enquanto o outro doente foi transportado para Ponta Delgada, a bordo do EADS C-295M. |X|