ECONOMIA

Atlânticoline. Um terço das viagens canceladas

Navio Mestre Simão, da Atlânticoline, à chegada à Madalena, em 2016 Rui Vieira Photography

Linha azul quase intacta e linha verde muito condicionada pelas condições meteorológicas

Souto Gonçalves texto

Vento e ondulação fortes caracterizaram boa parte dos dias do primeiro mês do ano de 2021. O estado do mar influenciou grandemente as ligações marítimas no arquipélago dos Açores ao ponto de terem provocado, nas ilhas do Triângulo, um número significativo de cancelamentos.

As ilhas do Faial, Pico e São Jorge concentram a parte de leão do movimento marítimo de passageiros nos Açores, com especial relevo para a ligação entre as duas primeiras, com um mínimo de quatro “toques” por dia de ambos os lados do Canal.

A inclusão de São Jorge nas viagens de frequência diária e bidiária, que ocorre já há algum tempo, consolidou este circuito triangular e a própria ideia de desenvolvimento da entidade a que se convencionou chamar Triângulo dos Açores.

Portanto, é nesta zona da região que mais se sentem as complicações derivadas da interrupção do transporte marítimo regular.

13 VIAGENS CANCELADAS

De acordo com informação recolhida por ESCREVI.BLOG junto da Atlânticoline, empresa que realiza o transporte marítimo de passageiros e viaturas no arquipélago, no mês de janeiro, das 42 viagens programadas da linha verde (ligação Horta, Madalena, Velas, Madalena, Horta) não se realizaram 13 devido ao mau tempo, o que corresponde a cerca de 30%.

A linha verde assegura a ligação Faial, Pico, São Jorge duas vezes por dia à segunda, quarta e sexta-feira e uma vez nos restantes dias da semana. No primeiro dia do ano não há ligação entre as três ilhas.

A linha azul, a mais emblemática, que remonta, não na designação, mas no itinerário, ao tempo da Empresa das Lanchas do Pico, que notabilizou, em viagens épicas, a relação umbilical entre o Faial e o Pico, manteve, no período em análise, a frequência quase intacta. Só houve dois cancelamentos, um por mau tempo e o outro de natureza operacional. No dia 1 de janeiro uma das quatro viagens diárias entre a Horta e a Madalena não é costume ser feita.

Fica, assim, confirmada a tradição, de muito raramente o Faial e o Pico interromperem a sua histórica ligação diária, com décadas, senão séculos de vigência.

Enquanto isto o imberbe mês de fevereiro já deu sinais de que vai seguir o exemplo do mês que o antecedeu visto que ontem e hoje não houve ligação a São Jorge, o que se repetirá amanhã em relação à primeira viagem do dia. Em face do aviso meteorológico amarelo em vigor a ligação da tarde também deverá ser cancelada.. |X|

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s