COVID-19. SATA esclarece verificação na hora do embarque

Veracidade das informações apresentadas não é confirmada

A possibilidade de passageiros com COVID-19 embarcarem para viagem aérea para os Açores não está afastada fotografia: Azores Airlines

ESCREVI.BLOG procurou perceber como são efetuados os procedimentos no momento do “check-in”

Souto Gonçalves texto

A descoberta de um passageiro a bordo de uma aeronave da Azores Airlines na ligação Lisboa — Horta, realizada a 26 de janeiro, portador de teste positivo à COVID-19, levantou alguma celeuma sobre a eficácia da medida que obriga os viajantes a se apresentarem no aeroporto com o comprovativo de que não se encontram infectados pelo novo coronavírus.

Várias pessoas pronunciaram-se no Facebook sobre o sucedido e muitas delas apresentaram o seu próprio testemunho sobre a forma como decorreu a verificação da documentação, tornando-se evidente que nem sempre as coisas aconteceram da mesma maneira.

Ficou no ar, portanto, a dúvida sobre o que realmente é feito para assegurar que não há embarque de quem não apresenta teste negativo à COVID-19.

A Azores Airlines (SATA) explicou, a 30 de janeiro, que as regras foram cumpridas no embarque do passageiro positivo que viajou de Lisboa para a Horta. Em face disto ficou claro que, das duas, uma: os procedimentos são insuficientes para impedir a entrada no avião de alguém contaminado, ou a SATA não falou verdade.

Não havendo razãos para duvidar do esclarecimento oficial dado pela companhia, o elo mais fraco parece localizar-se no âmbito do que deve ou pode ser feito para melhorar o processo de averiguação do estado clínico dos viajantes.

Em face da prevaricação detetada, ou seja, um passageiro embarcado com teste positivo, o assunto passou para a alçada do Ministério Público, por iniciativa de uma denúncia da Autoridade de Saúde Regional (ASR).

ESCREVI.BLOG indagou junto do gabinete do secretário regional da Saúde sobre “se o assunto corre apenas os trâmites do Ministério Público, a partir da participação que foi formalizada ou se a ASR está a efetuar outras diligências, sobre este caso do Faial e, já agora, do caso detetado ontem [2021-01-30] no voo de que chegou a Ponta Delgada [de outra companhia que não a SATA]”.

Seis dias depois ainda não chegou a resposta.

Enquanto isto, com o propósito de afastar dúvidas sobre o “modus faciendi” da companhia aérea aquando do “check-in”, ESCREVI.BLOG perguntou “quem, onde, quando e como procede a SATA, ou as empresas que lhe prestam serviços, para dar cumprimento aos procedimentos estabelecidos, por outras palavras, que procedimentos, em concreto, são realizados?”

Eis o esclarecimento:

“Os procedimentos a adotar pela assistência em terra, consistem no seguinte: verificação de que o passageiro possui um teste do tipo PCR de despiste à SARS-CoV-2, em que se pode ler que o resultado foi negativo; que este teste se encontra em seu nome; que foi realizado nas 72 horas antes do embarque; este teste pode ser apresentado em impresso físico ou em versão digital, por meio de telemóvel ou outro equipamento; o agente de ‘handling’ verifica que a informação consta do impresso ou documento digital apresentado, mas não tem meio (nem está estipulado que o faça) de conferir a veracidade da informação apresentada”.

Ora, acontece que a informação prestada pela SATA põe a nu a inconsistência, do ponto de vista da segurança, da medida que visa impedir o trânsito do novo coronavírus através de quem viaja de avião, quando refere que “o agente de ‘handling’ verifica que a informação consta do impresso ou documento digital apresentado, mas não tem meio (nem está estipulado que o faça)  de conferir a veracidade da informação apresentada”. |X|

Um pensamento em “COVID-19. SATA esclarece verificação na hora do embarque”

  1. Cada atestado devia ter uma referência de controlo emitido, em varias cópias, retida um exemplar em cada processo do vôo. Claro com a idenficacao completa do emissor, assim como a de cada agente processador do passageiro, incluindo o da porta de embarque.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s