INFORMAÇÃO, OBITUÁRIO, SECÇÃO, SOCIEDADE

Obituário. Médico Garcia da Rosa faleceu em Coimbra

Garcia da Rosa fotografado na sua juventude fotografia com direitos reservados

Este médico faialense, natural da freguesia dos Cedros, cuja família era oriunda do Cascalho, desenvolveu a sua atividade profissional em Coimbra, onde residiu grande parte da sua vida, encontrando-se, há algum tempo, internado numa clínica privada na “cidade dos doutores”.

Foi, recentemente, hospitalizado e acabou por falecer ontem. O seu passamento não tem relação direta com a COVID-19, conforme inicialmente noticiado.

Francisco Garcia da Rosa, já viúvo, morre, assim, no ano em que completaria 86 anos (a 7 de agosto), depois de uma longa carreira ao serviço da medicina, particularmente na especialidade de otorrinolaringologia.

Trabalhou no Instituto Português de Oncologia (IPO), em Coimbra, desde o dia 1 de novembro de 1970, tendo desempenhado funções de diretor clínico desta unidade de saúde.

Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, depois de ter frequentado o Liceu Nacional da Horta e o Liceu Nacional de Ponta Delgada.

No mês de agosto escolhia sempre o Faial para as suas férias. Nesta ilha atendeu centenas, senão milhares, de pacientes que a ele recorriam para consultas médicas relacionadas com o nariz, ouvidos e garganta, realizando, inclusivamente, cirurgias.

Na fase mais avançada de uma longa vida, estabeleceu residência na Horta, mantendo uma presença que transmitia serenidade e simpatia e interessando-se pela participação social e cultural na ilha que foi o seu berço.

Melómano, era membro do coro dos antigos orfeonistas da sua universidade, tendo atuado com este grupo no Faial. |X|

Souto Gonçalves texto

Standard

2 thoughts on “Obituário. Médico Garcia da Rosa faleceu em Coimbra

  1. Maria Luisa Gouveia diz:

    Foi colega e amigo do meu falecido pai, também ele otorrinolaringologista. Os meus pêsames à família. A minha mãe, Armanda Rocha Lourenço, faz suas as minhas palavras.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s