SOCIEDADE

Meteorologia. Mau tempo de regresso às ilhas

Fotografia de arquivo

Sensação de frio poderá descer a 4º C

“Não admira que, em resultado do posicionamento do ‘nosso’ anticiclone a sul do arquipélago, normal para esta época do ano, as superfícies frontais atravessem o Atlântico Norte, sem oposição, assim influenciando o estado do tempo em todas as ilhas”, escreveu hoje no Facebook o internauta José António Martins Goulart, que se mantém atento ao estado e previsão do tempo nos Açores, um dos seus “hobbys”, conforme já revelou.

Portanto, na semana que hoje se inicia, temos que contar com o regresso do tempo meteorologicamente instável, depois das tréguas deste domingo, que nos oferece um generoso sol. Aliás, Martins Goulart lembra que “por vezes esquecemos que existem quatro estações do ano e que, agora, encontramo-nos em pleno inverno”.

“A próxima depressão que condicionará a nossa situação meteorológica, já vem a caminho (presentemente localizada a noroeste dos Açores e a deslocar-se no sentido és-nordeste), acompanhada de um sistema frontal com atividade moderada, é bem cavada (núcleo com 968 mb) e far-se-á sentir a partir da próxima terça-feira com a chegada da chuva e o aumento da velocidade do vento”, prevê Martins Goulart, baseado na consulta e interpretação de informação de diversos organismos ligados à meteorologia.

“Nos Grupos Central e Oriental — acrescenta — estima-se que o pico de intensidade do vento ocorrerá durante a noite de quarta-feira, dia 10, e a madrugada de quinta-feira, com vento fresco/muito fresco de sudoeste (rajada máxima 80 km/h), rodando para oeste, períodos de chuva e mar grosso/alteroso de noroeste (altura significativa da onda: 7,5 m; período 16-18 segundos).”

“O tempo invernoso prolongar-se-á durante a sexta-feira e o sábado, com vento de sul, rodando para oeste, devendo ocorrer uma intensificação dos níveis de precipitação e um nível tendencialmente decrescente da agitação marítima (ondas de oeste, com altura máxima de 6 m)”, especifica a previsão elaborada por Martins Goulart, adiantando que há que esperar “uma semana de ‘guarda-chuva’, com a exceção de alguns períodos da segunda e da quarta-feira, em que o sol brilhará durante algumas horas”.

“A sensação térmica, oscilará ente os 7º C a 9º C, exceto na sexta-feira que, se a previsão da Meteoblue não falhar, será o dia mais frio da semana (4º a 6º C)”, conclui o prognóstico deste internauta. |X|

Souto Gonçalves texto

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s