SOCIEDADE

COVID-19. Faial sem casos novos

Fotografia de Esmeralda Rosa

Nos Açores há seis dezenas de indivíduos suspeitos de terem contraído o vírus da estirpe proveniente da Grã Bretanha

Souto Gonçalves texto

De acordo com a informação diária veiculada pela Autoridade de Saúde Regional (ASR) de ontem para hoje não foram registados novos casos da COVID-19 na ilha do Faial, onde se mantém um indivíduo internado no Hospital da Horta, fora da unidade de cuidados intensivos (UCI) e onde também continua ativa uma cadeia de transmissão, de que o doente internado não faz parte.

O concelho da Horta tem, presentemente, sete casos positivos ativos, distribuídos da seguinte forma: um nas Angústias, um em Castelo Branco, quatro na Matriz e um na Praia do Almoxarife.

Existem atualmente 207 casos positivos ativos nos Açores: 175 em São Miguel, 22 na Terceira, sete no Faial e três em São Jorge. Foram detetados até hoje 3.736 casos de infecção pelo novo coronavírus, verificando-se 27 óbitos e 3.399 recuperações.

VARIANTE BRITÂNICA DO NOVO CORONAVÍRUS

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge divulgou hoje o “relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus” no qual revela que foram diagnosticados dois casos da estirpe oriunda da Grã Bretanha nos Açores, cujas colheitas para análise ocorreram a 14 e a 17 de janeiro último nas ilhas Terceira e São Miguel.

Atualmente há a suspeita de que possam estar a ocorrer no arquipélago seis dezenas de casos da variante britânica. Recorde-se que o primeiro caso deste tipo foi detetado na ilha do Faial, há mais de um mês, numa pessoa vinda do exterior e que se revelou praticamente sempre assintomática.

No Telejornal de hoje a RTP-Açores avançou com a notícia de que todos os elementos da equipa de futebol feminino do Grupo Mocidade Praiense da ilha Graciosa, vencedora, pela segunda vez, do campeonato local, deverão ser testados depois de terem realizado uma festa comemorativa do feito sem respeito pelas normas de prevenção da pandemia.

Entretanto a Polícia de Segurança Pública informou ter encerrado no Faial dois estabelecimentos do sector da restauração e bebidas por prolongarem o horário de funcionamento para além das 22 horas e não respeitarem outros aspetos das restrições que visam travar a propagação da COVID-19. |X|

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s