Após doença prolongada, José Manuel Garcia, mais conhecido por “enfermeiro José Manuel”, faleceu ontem.
Com uma longa carreira no Hospital da Horta, larga experiência e trato que o distinguia como pessoa de bem, o enfermeiro José Manuel fazia lembrar, aos mais velhos, os antigos enfermeiros Câmara e Biscaia, que marcaram uma época no “hospital velho”.

O enfermeiro José Manuel foi enfermeiro-diretor do Hospital da Horta, fazendo parte do conselho de administração e chefiou serviços daquela unidade saúde, designadamente o serviço de urgência.
Também passou pelo Centro de Saúde da Horta numa altura em que o número de enfermeiros ao serviço era diminuto.
Para além da sua profissão, cujo desempenho lhe valeu o reconhecimento público, foi também um cidadão prestante, extravasando a sua disponibilidade pessoal para os campos do desporto e da cutura.
Como massagista da velha guarda prestou inestimáveis serviços a dois clubes fundadores da Associação de Futebol da Horta: Fayal Sport e Sporting.
Durante muito tempo realçou-se como tocador de violão e de viola da terra do Grupo Folclórico do Salão. Foi presença assídua em ranchos de Natal. Exímio mandador da chamarrita, “era uma delícia bailá-la quando ele mandava”, diz quem participou com o enfermeiro José Manuel neste popular baile regional.
Faleceu aos 64 anos, poucos dias depois de ter recebido a notícia de que estava reformado. Natural de São João do Pico, mas há muito radicado no Faial. Frequentou a Escola de Enfermagem de Ponta Delgada e licenciou-se em enfermagem. |X|
SOUTO GONÇALVES TEXTO
Oh meu querido amigo Zé Manel, não sabia da tua partida, fiquei muito triste por saber que não estás mais na nossa companhia, foste um ótimo profissional e um bom amigo, quem privou contigo de certeza terá a mesma opinião. Sentidas condolências à família do Zé Manel.
GostarGostar
RIP🙏🙏😭
GostarGostar
Conheci o Zé Manel, como eu lhe chamava, desde o enfermeiro Sr. Biscaia e o Dr. Sebastião no hospital velho. Éramos amigos e passamos algumas temporadas a conversar e rir muito! Que estejas em paz e um dia ainda nos vamos rir mais. As minhas sinceras condolências para toda a família enlutada 🙏🙏💖
GostarGostar
Descansa em paz Zé Manel! Ficas na minha lembrança como o parceiro nos turnos de cirurgia do velho hospital da Horta (1984), brincalhão, disponível e competente. Em suma: bom profissional e bom colega! Para os filhos, restante família e amigos os meus sentidos pêsames 😢.
GostarGostar
Até à reforma, era enfermeiro chefe do Internamento Cirúrgico. Foi onde terminou a sua carreira e marcou as nossas para sempre. Até um dia, querido chefe. Descanse em paz e, se existem violas no céu, sei onde o encontrarei um dia 😥
GostarGostar
Vai deixar saudade, mas jamais Será esquecido por todos que aprenderam e cresceram com ele.
GostarGostar
Os meus sentidos pêsames a toda a família enlutada.
José Manuel descansa em paz amigo.
Foi um previlégio conhecer-te e obrigada por tudo que fizeste pela minha família.
GostarGostar