Obituário. Enfermeiro José Manuel

Após doença prolongada, José Manuel Garcia, mais conhecido por “enfermeiro José Manuel”, faleceu ontem.

Com uma longa carreira no Hospital da Horta, larga experiência e trato que o distinguia como pessoa de bem, o enfermeiro José Manuel fazia lembrar, aos mais velhos, os antigos enfermeiros Câmara e Biscaia, que marcaram uma época no “hospital velho”.

O enfermeiro José Manuel foi enfermeiro-diretor do Hospital da Horta, fazendo parte do conselho de administração e chefiou serviços daquela unidade saúde, designadamente o serviço de urgência.

Também passou pelo Centro de Saúde da Horta numa altura em que o número de enfermeiros ao serviço era diminuto.

Para além da sua profissão, cujo desempenho lhe valeu o reconhecimento público, foi também um cidadão prestante, extravasando a sua disponibilidade pessoal para os campos do desporto e da cutura.

Como massagista da velha guarda prestou inestimáveis serviços a dois clubes fundadores da Associação de Futebol da Horta: Fayal Sport e Sporting.

Durante muito tempo realçou-se como tocador de violão e de viola da terra do Grupo Folclórico do Salão. Foi presença assídua em ranchos de Natal. Exímio mandador da chamarrita, “era uma delícia bailá-la quando ele mandava”, diz quem participou com o enfermeiro José Manuel neste popular baile regional.

Faleceu aos 64 anos, poucos dias depois de ter recebido a notícia de que estava reformado. Natural de São João do Pico, mas há muito radicado no Faial. Frequentou a Escola de Enfermagem de Ponta Delgada e licenciou-se em enfermagem. |X|

SOUTO GONÇALVES TEXTO

7 opiniões sobre “Obituário. Enfermeiro José Manuel”

  1. Os meus sentidos pêsames a toda a família enlutada.
    José Manuel descansa em paz amigo.
    Foi um previlégio conhecer-te e obrigada por tudo que fizeste pela minha família.

    Gostar

  2. Até à reforma, era enfermeiro chefe do Internamento Cirúrgico. Foi onde terminou a sua carreira e marcou as nossas para sempre. Até um dia, querido chefe. Descanse em paz e, se existem violas no céu, sei onde o encontrarei um dia 😥

    Gostar

  3. Descansa em paz Zé Manel! Ficas na minha lembrança como o parceiro nos turnos de cirurgia do velho hospital da Horta (1984), brincalhão, disponível e competente. Em suma: bom profissional e bom colega! Para os filhos, restante família e amigos os meus sentidos pêsames 😢.

    Gostar

  4. Conheci o Zé Manel, como eu lhe chamava, desde o enfermeiro Sr. Biscaia e o Dr. Sebastião no hospital velho. Éramos amigos e passamos algumas temporadas a conversar e rir muito! Que estejas em paz e um dia ainda nos vamos rir mais. As minhas sinceras condolências para toda a família enlutada 🙏🙏💖

    Gostar

  5. Oh meu querido amigo Zé Manel, não sabia da tua partida, fiquei muito triste por saber que não estás mais na nossa companhia, foste um ótimo profissional e um bom amigo, quem privou contigo de certeza terá a mesma opinião. Sentidas condolências à família do Zé Manel.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s