Obituário. Enfermeiro José Manuel

Após doença prolongada, José Manuel Garcia, mais conhecido por “enfermeiro José Manuel”, faleceu ontem.

Com uma longa carreira no Hospital da Horta, larga experiência e trato que o distinguia como pessoa de bem, o enfermeiro José Manuel fazia lembrar, aos mais velhos, os antigos enfermeiros Câmara e Biscaia, que marcaram uma época no “hospital velho”.

O enfermeiro José Manuel foi enfermeiro-diretor do Hospital da Horta, fazendo parte do conselho de administração e chefiou serviços daquela unidade saúde, designadamente o serviço de urgência.

Também passou pelo Centro de Saúde da Horta numa altura em que o número de enfermeiros ao serviço era diminuto.

Para além da sua profissão, cujo desempenho lhe valeu o reconhecimento público, foi também um cidadão prestante, extravasando a sua disponibilidade pessoal para os campos do desporto e da cutura.

Como massagista da velha guarda prestou inestimáveis serviços a dois clubes fundadores da Associação de Futebol da Horta: Fayal Sport e Sporting.

Durante muito tempo realçou-se como tocador de violão e de viola da terra do Grupo Folclórico do Salão. Foi presença assídua em ranchos de Natal. Exímio mandador da chamarrita, “era uma delícia bailá-la quando ele mandava”, diz quem participou com o enfermeiro José Manuel neste popular baile regional.

Faleceu aos 64 anos, poucos dias depois de ter recebido a notícia de que estava reformado. Natural de São João do Pico, mas há muito radicado no Faial. Frequentou a Escola de Enfermagem de Ponta Delgada e licenciou-se em enfermagem. |X|

SOUTO GONÇALVES TEXTO

7 opiniões sobre “Obituário. Enfermeiro José Manuel”

  1. Oh meu querido amigo Zé Manel, não sabia da tua partida, fiquei muito triste por saber que não estás mais na nossa companhia, foste um ótimo profissional e um bom amigo, quem privou contigo de certeza terá a mesma opinião. Sentidas condolências à família do Zé Manel.

    Gostar

  2. Conheci o Zé Manel, como eu lhe chamava, desde o enfermeiro Sr. Biscaia e o Dr. Sebastião no hospital velho. Éramos amigos e passamos algumas temporadas a conversar e rir muito! Que estejas em paz e um dia ainda nos vamos rir mais. As minhas sinceras condolências para toda a família enlutada 🙏🙏💖

    Gostar

  3. Descansa em paz Zé Manel! Ficas na minha lembrança como o parceiro nos turnos de cirurgia do velho hospital da Horta (1984), brincalhão, disponível e competente. Em suma: bom profissional e bom colega! Para os filhos, restante família e amigos os meus sentidos pêsames 😢.

    Gostar

  4. Até à reforma, era enfermeiro chefe do Internamento Cirúrgico. Foi onde terminou a sua carreira e marcou as nossas para sempre. Até um dia, querido chefe. Descanse em paz e, se existem violas no céu, sei onde o encontrarei um dia 😥

    Gostar

  5. Os meus sentidos pêsames a toda a família enlutada.
    José Manuel descansa em paz amigo.
    Foi um previlégio conhecer-te e obrigada por tudo que fizeste pela minha família.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s