Horta vai ter casa-museu

Família recupera residência de Manuel José da Silva

Moradia de Manuel José da Silva fotografia de Cristina Silveira


Nasceu na Califórnia e morreu nas Angústias, na Horta. Foi deputado, esteve ligado à fundação da Associação de Futebol da Horta (AFH) e interveio na instalação da moagem

SOUTO GONÇALVES TEXTO

A Associação de Futebol da Horta decidiu homenagear um dos seus fundadores realizando o troféu “Dr. Manuel José da Silva”, disputado no último sábado, em São Roque do Pico, entre o Vitória FC e o Fayal SC.

Foi a primeira edição do troféu, que os faialenses venceram por 2-1, através da marcação de penáltis, depois de a partida ter terminado empatada (1-1).

O jogo teve o propósito desportivo de contribuir para a preparação das duas equipas, que irão retomar a participação no Campeoanto de Futebol dos Açores, que se reinicia a 21 do corrente mês, após um interrupção provocada pela pandemia.

Além disso, como atrás referido, o troféu é uma homenagem ao
antigo presidente da direcção da AFH e, desde 1934, presidente honorário da instituição, em cuja criação, ocorrida a 21 de outubro de 1930, se envolveu, menos de cinco anos antes do seu pematuro desaparecimento.

ACERVO DO TEMPO DA REPÚBLICA VAI SER EXPOSTO

O neto paterno de Manuel José da Silva informou, através do portal da internet da AFH, que a família conservou a sua biblioteca pessoal e que todo o “acervo do tempo da República, com referências a António José de Almeida e a outras figuras desse período” será “devidamente exposto na casa que era dele”.

Num trabalho da autoria da jornalista Cristina Silveira, diretora do departamento de comunicação e marketing daquela associação, lê-se que Carlos Raulino e os seus três irmãos estão a organizar o que será a futura casa-museu, que se encontra em reparação. “Pretendemos mobilar a casa ao estilo da época, uma vez que temos todo o recheio devidamente acautelado para esse fim e organizar visitas de estudo e outras acções que dêem a conhecer o passado e a ação do nosso avô”,

Manuel José da Silva é natural da Califórnia, mas aos dois anos de idade, em 1894, foi viver para São Roque do Pico. Veio a falecer nas Angústias, cidade da Horta, em 1935. Estudou nos liceus da Horta e de Ponta Delgada e foi deputado, eleito pelos círculos de Oliveira de Azeméis e da Horta.

“Foi graças ao seu empenhamento que foram criadas, em 1924, em Angra do Heroísmo e na Horta, Escolas Comerciais e Industriais e o Liceu da Horta não foi extinto”, lembra Luís M. Arruda na Enciclopédia Açoriana (EA).

“O Sporting Club da Horta obteve o terreno da cerca do Governo Civil para construir o seu campo de jogos e aquele do relvão da doca para campo de futebol e o Fayal Sport Club obteve o seu campo de jogos; o Angústias Atlético Club obteve terreno junto da sua sede para realizar festas de verão”, fruto do labor de Manuel José da Silva, conforme recorda Arruda na EA. “Estes clubes desportivos obtiveram o estatuto de utilidade pública” devido ao seu esforço, adianta.

O Faial, segundo Luís M. Arruda, ainda deve a Manuel José da Silva, protagonista de muitas mais iniciativas, intervenção na instalação da moagem e na Loja maçónica Amor da Pátria. |X|

2 opiniões sobre “Horta vai ter casa-museu”

  1. Permite-me uma correção. A primeira prova com a designação Taça Dr. Manuel José da Silva foi disputada na época 1940-41 e foi conquistada pelo Fayal Sport que venceu o Sporting (3-1) e o Atlético (3-0). Curiosamente, na época anterior tinha sido disputada a Taça Dr. António Martins, homenageando o atirar olímpico, falecido tragicamente, pai do conhecido médico Prof. Gentil Martins. Estas duas taças disputaram-se até ao final dos anos cinquenta.

    Gostar

    1. Agradeço a correção, esperando que esta nota chegue à Associação de Futebol da Horta que ontem mesmo, pela via oficial, me confirmou que se tratava da 1.ª edição do troféu. ESCREVI.BLOG tem o indiscutível privilégio de ter atentos leitores, que em muito contribuem para que a história seja contada com rigor.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s