Sete casos de variante brasileira do novo coronavírus em Portugal

Instituto Ricardo Jorge já informou as autoridades de saúde

Fotografia de Esmeralda Rosa


Sete casos de COVID-19 associados à variante do Brasil foram identificados em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

A notícia é da agência Lusa que ao fim da tarde de hoje informou que a situação já está reportada às autoridades de saúde pelo INSA.

Citando o instituto a Lusa diz que “estes primeiros casos identificados em Portugal, através da sequenciação genómica, já tinham sido sinalizados como suspeitos pelos laboratórios UniLabs e Synlab”.

As autoridade de saúde puseram-se, entretanto, em campo efetuando “diligências para o rápido rastreio de contactos e adoção de todas as medidas de saúde pública consideradas necessárias para a interrupção de potenciais cadeias de transmissão”, adianta o INSA em comunicado, referido pela Agência de Notícias de Portugal.

“A variante 501Y.V3 (P.1), primeiramente detetada no Brasil, em particular na região de Manaus (Amazónia), tem sido assinalada pelas autoridades de saúde mundiais como merecedora de especial vigilância dado o seu elevado potencial de transmissão, mas também devido ao facto de poder ser menos reconhecida por alguns dos anticorpos gerados no decurso de uma infecção, suscitando naturalmente uma atenção acrescida”, sublinha o instituto no comunicado a que a Lusa teve acesso.

Nos Açores, como se sabe, existem supeitas de infecções por variantes do SARS-CoV-2, nomeadamente na ilha do Pico, cujo caso está em análise, precisamente, no INSA.

A informação agora divulgada por este instituto não refere a localização dos setes casos detetados em Portugal.

Todavia, é dito que os casos agora identificados como oriundos do Brasil “já tinham sido sinalizados como suspeitos pelos laboratórios UniLabs e Synlab”.

Dado que a supeita que recai sobre a infecção da ilha do Pico partiu do Laboratório de Biologia Molecular do Faial (LBMF) está afastada a possibilidade de nos sete casos anunciados hoje figurar o caso daquela ilha. |X|

SOUTO GONÇALVES E AGÊNCIA LUSA TEXTO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s