Obituário. Engenheiro João Cláudio

Faleceu ontem na cidade da Horta, após prolongada doença, aos 74 anos de idade, João Cláudio Cabrita de Oliveira e Costa, conhecido entre nós como “engenheiro João Cláudio”.

Nascido na cidade da Beira, em Moçambique, completou aí o ensino secundário, licenciando-se em eletrotécnica, de seguida, em Lisboa, no Instituto Superior Técnico.

Em 1980 radicou-se no Faial, terra da sua mulher, Adélia Goulart, filha de António Sebastião Goulart, médico e político natural do Salão, cujo desempenho nestes campos é reconhecido pelos faialenses.

O engenheiro João Cláudio tornou-se um faialense de coração, aqui desenvolvendo diversas atividades, sempre com grande bonomia e civilidade.

Profissionalmente chefiou a Direção de Viação e Trânsito da Horta e foi professor de matemática da Escola Secundária Manuel de Arriaga, mas alargou o âmbito da sua ação na área empresarial à arquitetura, como projetista, prolongando este trabalho, em ateliê próprio, até ao fim da vida.

Com um pendor para as artes, tinha a fotografia como “hobby” e era um amante da vela, da pesca e da caça.

Sempre num estilo “low profile”, João Cláudio Costa identificou-se politicamente com a área da Esquerda, dando o seu contributo à CDU no Faial.

Viveu cinco anos na capital chinesa, até 1980, para onde foi integrado num intercâmbio cultural entre o Partido Comunista Português – ML (marxista-leninista) e o Partido Comunista da China. Em Pequim nasceu o seu filho João André. |X|

SOUTO GONÇALVES TEXTO

Um pensamento em “Obituário. Engenheiro João Cláudio”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s