OBITUÁRIO, SECÇÃO

Obituário. Raul Santos

Faleceu ontem no Faial, José Raul Teixeira dos Santos, aos 74 anos de idade, após prolongada doença.

Popularmente conhecido por Raul, chegou à ilha do Faial há 45 anos, proveniente de Moçambique, onde se encontrava estabelecido e na sequência da descolonização provocada pela Revolução do 25 de Abril de 1974. Nessa altura, os portugueses regressados do ultramar (territórios portugueses no continente africano) ficaram conhecidos por “retornados” e Raul Santos depressa viu-lhe colado esse epíteto, passando a ser tratado por “O Retornado”.

Raul Santos [na fotografia, com direitos reservados] nasceu na Madalena do Mar, ilha da Madeira.

A sua presença no Faial ficou marcada pela atividade comercial que desenvolveu no ramo da restauração, começando na freguesia de Castelo Branco e depois “descendo” para a cidade, onde abriu, numa das ruas principais da Horta (Rua Serpa Pinto), o restaurante Central (atualmente talho Ango).

Dedicou-se também à comercialização de pescado, designadamente no mercado municipal da Horta, dando largas ao seu espírito de iniciativa, próprio da generalidade dos “retornados”, que tinham um sentido de empreendedorismo assinalável.

Raul Santos, senhor de uma forte personalidade e de uma voz distinta, que não o deixavam passar despercebido, foi treinador de futebol no Angústias Atlético Clube e no Futebol Clube dos Flamengos. |X|

SOUTO GONÇALVES texto

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s