OBITUÁRIO, SECÇÃO

Obituário. Belmira Alexandre

Faleceu, aos 78 anos de idade, no dia 7 de março de 2021, na Horta, uma mulher que foi inspiradora de várias gerações escutistas, principalmente na ilha do Faial.

Belmira de Lurdes Gonçalves acrescentou o apelido Alexandre ao seu nome de solteira, após desposar Jaime Alexandre, com ele tornando-se, a partir da década de 60 do século passado, um casal visto como o maior símbolo do escutismo faialense.

Membro do Agrupamento 171 das Angústias do Corpo Nacional de Escutas e da 3.ª Companhia da Associação Guias de Portugal, da mesma freguesia, Belmira Alexandre e o marido — por todos conhecido como chefe Jaime —, falecido há alguns anos, passaram a ser duas figuras indissociáveis do movimento escutista, ao qual dedicaram, a par das respetivas profissões, a sua vida.

O companheirismo entre ambos fundou-se após Belmira Gonçalves ter abandonado a magistério de professora e optado por contrair o matrimónio, na altura não autorizado, na sua condição de docente, com um cantoneiro.

Belmira Gonçalves Alexandre [na fotografia, com direitos reservados] acabou por ligar-se, definitivamente, à área da saúde, cuja atividade profissional a levou ao Posto de Desinfeção, sendo integrada posteriormente no Hospital da Horta no laboratório de análises clínicas, onde terminou a carreira.

Esta mulher, que encarnou o espírito escutista de forma intensa e assumiu responsabilidades na hierarquia do Agrupamento 171 do Corpo Nacional de Escutas e da 3.ª Companhia da Associação de Guias de Portugal, manteve-se sempre ligada aos escuteiros até 2012 mesmo após ter deixado de estar no ativo, o que aconteceu em 2002.

Falar da chefe Belmira implica, necessariamente, falar do chefe Jaime, cujos nomes e exemplo são motivo de respeito e imensa admiração de qualquer escuteiro das Angústias, do Faial e dos Açores. |X|

|| SOUTO GONÇALVES texto

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s