ÁGUA. Câmara Municipal da Horta moderniza leituras e reduz perdas

Acabar com a cobrança da água por estimativa é um dos objetivos do investimento superior a 30 mil euros em 199 equipamentos de telemetria no Faial

O sistema de telemetria permite efetuar leituras automáticas, deixando de ser necessário recolhê-las ou fornecê-las, uma vez que são transmitidas, automaticamente, pelo próprio contador, explica uma nota informativa do serviço de imprensa do município da Horta sobre a instalação de equipamentos que agilizam o serviço de abastecimento de água na ilha do Faial.

Este avanço tecnológico permite faturar sem estimativas, o que significa que os consumidores passarão a pagar apenas o que gastarem, não havendo lugar a acertos, adianta a mesma nota.

Para além do mencionado, haverá uma redução de perdas do precioso líquido uma vez que “a telemetria permite uma melhoria da fiabilidade do balanço hídrico”, acrescenta o referido texto, visto que os contadores “inteligentes” favorecem uma “intervenção mais rápida, bem como o acompanhamento da eficácia das soluções adotadas”.

Também será possível, através destes contadores “inteligentes”, “traçar um perfil” do respetivo horário, cuja informação dará lugar à melhoria do “planeamento dos ciclos de produção, armazenamento e transporte de água”, sublinha o comunicado emitido pelo município.

Sobre esta medida o presidente da câmara municipal disse que é “uma inovação significativa” [na fotografia, da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo observa equipamentos já instalados].

Até agora foram colocados 19 contadores “inteligentes” no bloco de apartamentos da Rua Monsenhor José de Freitas Fortuna, 36 no Bairro Capitão Moreira de Carvalho e 18 em moradias particulares cujos contadores são de difícil acesso. Seguem-se outras monstagens por todo o concelho. Este investimento ascende a 30.729 euros e resultou de uma candidatura a apoios da ERSARA (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores), que atingiram 80% do total que foi aplicado. |X|

|| SOUTO GONÇALVES texto

Um pensamento em “ÁGUA. Câmara Municipal da Horta moderniza leituras e reduz perdas”

  1. Axo muito bem ,,,,este mês em estimativa ,,,porque me esqueci de dar a leitura ,,,,tenho 43,euros ,,, já tive 103 euros ,,,, por isso apoio essa decisão Sr, Presidente, ,,,muito boa noite e bem haja …

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s