ALMOXARIFE: UM CASO DE ESTUDO

O cientista Mário Rui Pinho, da Universidade dos Açores, sugeriu hoje, numa publicação no Facebook, que a “dinâmica sedimentar da Praia de Almoxarife”, que “é extraordinária”, merece “ser estudada”.

A imagem, da autoria do referido universitário, há muito ligado ao Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, trabalhando na Horta, mostra o areal da Praia do Almoxarife a cobrir parte da escaleira do pequeno porto ali existente, contrastando com o que é habitual presenciar-se, ou seja, uma zona com alguma profundidade onde os banhistas costumam mergulhar. |X|

3 Comentários

  1. Este fenómeno acontece sempre que, no fim do Verão, a primeira ondulação forte é de Sul, transportando a areia do lado da Espalamaca para Norte, originando esta acumulação junto ao portinho. Já testemunhei este fenómeno várias vezes, antes e depois de existir molhe Norte no Porto da Horta.

    Gostar

    Responder

  2. ja pensaram que tambem pode ser um efeito colateral de terem estado a dragar muita areia nesta e outras baias ha volta da ilha do faial.
    mas tambem com uma obra feita sem muitos estudos das correntes e dos movimentos que poderiam existir de areia antes de a obra ser feita.

    Gostar

    Responder

  3. A alteração sedimentar na Praia do Almoxarife começou se a verificar desde as obras do Porto da Horta nomeadamente no terminal novo. Com ondulação sul há um aumento substancial dos sedimentos que ficam no exterior do porto.

    Gostar

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s