AVIAÇÃO NO FAIAL, ECONOMIA, INFORMAÇÃO, SOCIEDADE

LIGAÇÕES AÉREAS AFETADAS

Condições meteorológicas estão a condicionar as operações no Aeroporto da Horta

Instabilidade atmosférica atrasou ligação aérea entre as Flores e o Faial

Às 12h10 de hoje uma aeronave Dash 400 da SATA Air Açores aterrou no Aeroporto da Horta proveniente da ilha das Flores, apesar do mau tempo que se faz sentir, com céu encoberto, nuvens baixas e vento a soprar com alguma intensidade.

Esta ligação aérea entre as Flores e o Faial merece notícia porque aconteceu depois de duas tentativas frustradas para aterrar na pista do Faial durante a manhã de hoje. O voo da Azores Airlines procedente de Lisboa ainda fez a aproximação ao destino, mas divergiu para a ilha Terceira, o mesmo acontecendo, poucos minutos depois, com um voo da SATA Air Açores, que vinha de Ponta Delgada.

Estado do tempo não permitiu aterragem no Aeroporto da Horta de voos provenientes de Lisboa e Ponta Delgada

Melhor desfecho, conforme referido, teve a ligação entre as Flores e a Horta. No entanto, antes de aterrar, o avião deu várias voltas (seguramente mais de um quarto de hora), a uma razoável distância do Faial, para depois se encaminhar para a pista. Entretanto, às 12h46 partiu para Ponta Delgada.

O Aeroporto da Horta prevê receber, ainda hoje, mais três voos da SATA Air Açores, um deles do Corvo e os outros dois da ilha Terceira. Enquanto isto, o avião da Azores Airlines que não conseguiu aterrar na Horta encontrava-se, ao princípio da tarde, no Aeroporto das Lajes a aguardar a possibilidade de completar a viagem inicialmente prevista.

“A montanha do Pico constitui um gerador de turbulência que restringe drasticamente a operacionalidade do Aeroporto da Horta quando o vento sopra muito fresco, do quadrante Leste, neste caso SE/ESE, 45 km/h e rajada máxima de 65 km/h”, escreveu, a este propósito, no Facebook, Martins Goulart, que se mantém atento às questões relacionadas com o transporte aéreo, particularmente nas ilhas do Faial e Pico.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para o Grupo Central do arquipélago dos Açores em vigor até ao início da manhã de amanhã por causa de chuva forte e trovoada. |X|

Standard

One thought on “LIGAÇÕES AÉREAS AFETADAS

  1. Apesar de a montanha do Pico poder gerar turbulência na operação aérea no Aeroporto da Horta, vale a pena salientar que os voos cancelados hoje no Faial ocorreram sobretudo devido aos tetos baixos — aliás, ambos os voos S4151 e SP576 fizeram a aproximação normal e abortaram a aterragem no momento de decisão determinado por falta de visibilidade da pista (tal como os registos do FlightRadar24 mostram); por outro lado, quando o problema está relacionado com o vento, ou um “borrego” é efetuado sobre a pista, ou nem sequer há tentativa de aproximação (o mais comum).
    Haja saúde!

    [Nota: mais informações sobre este assunto em: https://www.facebook.com/groups/aeroportodopico/posts/2893290427648915/?__cft__%5B0%5D=AZVJh41L6aMCGM6D7i1-UEGpTW9gGqdHBeVzHSKelCdTCRkI-g16KUaXgug3KM81hbJ1ZvA0pJ4tm78d3wWijcuisBYAWBvBucF5D66QQkRVUct0M_fyrVE4swhbh2jGy-pQ1_hO4ciVax-8ugpXReRSuAvYT14vqk0Scx4pQtf-EPiNcHPuPVkDpGSPNuo9An8&__tn__=%2CO%2CP-R ]

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s