FAIAL TODOS OS DIAS

Delinquência infantil na Horta

MEMÓRIA DA IMPRENSA

RAPAZIO | Na segunda-feira, 19 de novembro de 1962 (há 59 anos), o Correio da Horta, na sua rubrica diária, na página 2, denominada Dia a Dia, sob o título “Rapazio”, queixava-se de vandalismo na cidade da Horta, nos seguintes termos: “Anda por aí formando grupo, à escâncara, em pleno dia. Com o pretexto de esmolar, introduz-se nas propriedades (ou faz sua escalada organizada) e surripia quanto pode; doutras feitas sobe à Matriz, para surpreender e furtar os pombais. É gente de pouco mais de palmo e meio, mas que se reune já na sedução do vício e que reconhece um orientador ou chefe. Há que reprimir esta delinquência infantil, aplicando-lhe os meios de segurança prevista na Lei. É um mal que urge debelar, a fim de evitar consequências graves. Cure-se a ferida antes que transmude em chaga.”

FILHA DE ERMELINDO ÁVILA | Nestes tempos mais antigos os jornais locais mostravam preocupação, disso fazendo notícia, pela doença das pessoas, dando atenção, naturalmente, às que hoje se designariam como figuras públicas ou seus familiares. Foi o caso, há 59 anos, de uma filha do “sr. Ermelindo Machado Avila, funcionário administrativo do Município das Lajes do Pico”, que, nas Angústias, passava “incomodada de saúde” e se encontrava a frequentar o Magistério Primário. Tratava-se da “sr.ª D. Helena Maria Lopes Avila”.

ATROPELAMENTO | Relacionada com o Pico, este diário faialense publicava mais uma notícia, do atropelamento da “Sr.ª D. Maria da Piedade Simas, que deu entrada no Hospital da Santa Casa da Horta, em estado grave”, após ter sido colhida por uma camioneta no Arrife , concelho das Lajes do Pico, no dia anterior.

BACALHOEIROS | “A fim de reabastecerem de óleo e provisões, deram entrada no nosso porto os bacalhoeiros espanhois ‘Rio Narcea’ e ‘Rio Dobra’”, informava o Correio da Horta, a 19 de novembro de 1962. |X|

NOTA: As citações respeitam a ortografia da época. Provavelmente por falta de tipo (caracteres) nas tipografias algumas palavras não eram devidamente acentuadas.

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s