COVID-19: Faial bate três recordes

“O Faial bateu um triplo recorde em quase dois anos de pandemia”, escreveu hoje no Facebook Devin Gomes. Este faialense, comentador da atualidade na imprensa local e nas redes sociais, refere-se ao diagnóstico de 46 novos casos positivos ativos no Faial nas últimas 24 horas, às 183 infecções que ocorrem presentemente na ilha e ao internamento, em simultâneo, no Hospital da Horta, de três pacientes com o novo coronavírus.

A este propósito Devin Gomes fala de um dado “curioso” sobre a “taxa de internamento por casos ativos”. No Faial essa taxa é de 1,64%, embora, se houver internados do Pico, o valor passe para 1,3%. Nos Açores a taxa de internamento atinge, atualmente, 0,96% e em Portugal continental 0,53%.

Este analista avança que, para a situação descrita, pode “estar a contribuir o atraso na dose de reforço, uma vez que os Açores (e mais concretamente o Faial), tem uma das mais baixas taxas de vacinação com dose de reforço da Europa”.

Devin Gomes baseia a sua interpretação em dados da Direção Regional de Saúde, Direção-Geral de Saúde e VaccinationEU.

A taxa de vacinação com dose de reforço no Faial (não publicada desde 30 novembro, mas que na altura era das mais baixas nos Açores) atinge 5,5%, nos Açores chega a 18,6% (a 5 janeiro) e em Portugal continental situa-se em 30,4% (a 7 janeiro).

DADOS DE HOJE, 8 DE JANEIRO DE 2022

O arquipélago regista presentemente 2.719 casos positivos ativos de COVID-19, dos quais 1.900 em São Miguel, 547 na Terceira, 183 no Faial, 48 no Pico, 26 nas Flores, sete na Graciosa, seis em São Jorge e dois em Santa Maria.

De ontem para hoje foram diagnosticados 411 novos casos positivos: 238 em São Miguel, 113 na Terceira, 46 no Faial, 10 no Pico e quatro em São Jorge, que resultaram de 4.119 análises. |X|

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s