INFORMAÇÃO, SOCIEDADE

Veleiro norueguês no porto da Horta

A mística de “uma das mais belas baías do mundo” foi hoje confirmada com a entrada no porto da Horta do veleiro norueguês Statsraad Lehmkuhl, que atracou no molhe norte e, ali, proporcionou, ao longo do dia, aos cada vez mais numerosos fotógrafos faialenses (munidos de telemóvel) momentos de êxtase [fotografia em destaque de Humberto Moura], umas vezes com o cenário majestoso do Pico, outras com o anfiteatro da Horta como pano de fundo, evocando a velha e cosmopolita cidade do tempo em que a navegação marítima deu “novos mundos” a uma terra minúscula algures no no Atlântico Norte.

Na página do Facebook dedicada ao Statsraad Lehmkuhl um vídeo [do qual se extraiu a imagem acima publicada] mostra a aproximação do veleiro ao Faial, onde se lê muitos comentários, nomeadamente de familiares dos embarcados, um deles, por exemplo, sugerindo o planeamento de uma viagem à Horta em 2022.

A Wikipédia diz que “o Statsraad Lehmkuhl é um veleiro de três mastros possuído e operado pela fundação norueguesa” com o mesmo nome. “Encontra-se baseado em Bergen, Noruega e é utilizado para várias finalidades, incluindo a de navio-escola para a Marinha Real da Noruega”.

António Luís, velejador, treinador e grande conhecedor do mundo náutico, ligado desde sempre ao Clube Naval da Hora, destacou, na já referida rede social, a chegada deste veleiro com os tripulantes “nas vergas” (como se vê na primeira imagem), tradição seguida noutras ocasiões por outros navios do género. |X|

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s