RESUMO DA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 1 DE JULHO DE 2022

— HOMENAGENS NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

— PORTO PIM VAI ENTRAR EM OBRAS

— UMA DEZENA DE DESPORTIVOS EM AÇÃO NO FIM DE SEMANA

— HORTA E NEW BEDFORD GEMINARAM-SE HÁ 50 ANOS

— TEMPO BOM NO FIM DE SEMANA E NÃO SÓ

Homenagens no 189.º aniversário da elevação da Horta a cidade

O jornal Incentivo revela na sua edição desta sexta-feira, 1 de julho, os nomes das instituições, personalidades e funcionários municipais que serão distinguidos pela Município da Horta, com diversos galardões, na sessão solene comemorativa do 189.º aniversário da elevação da vila da Horta a cidade. A cerimónia decorrerá nos paços do Concelho, a partir das 18h30.

A Medalha de Honra do Município será atribuída ao Hospital da Horta; à Unidade de Saúde da Ilha do Faial e à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial por causa dos serviços prestados durante a pandemia de COVID-19.

A Medalha de Mérito Municipal Dourada será imposta ao Faialense Sport Club, de Cambridge, pelos seus 50 anos; à Sociedade Filarmónica União Faialense, pelos seus 125 anos e ao Clube Naval da Horta, pelos seus 75 anos.

Receberão a mesma medalha Maria da Conceição Rodrigues de Freitas Dias Bettencourt, que foi diretora técnica da Farmácia Lecoq e do Laboratório de Análises Clínicas que fundou, com o seu nome, a título póstumo; Manuel Norberto Garcia de Oliveira, que dirigiu o Serviço de Desenvolvimento Agrário do Faial, foi chefe de gabinete na Secretaria Regional no mesmo sector e teve importante papel na dinamização de grupos musicais, a título póstumo; José Garcia Lobão, que presidiu à Junta de Freguesia dos Flamengos, a título póstumo e João Carlos Tomé Cardoso, que é o nome mais proeminente do ciclismo faialense.

A Medalha de Mérito Municipal Prateada distinguirá o grupo musical Margens, pelos seus 25 anos; a Associação de Antigos Alunos do Liceu da Horta, pelos seus 25 anos e a Associação de Voluntários do Hospital da Horta.

Quinze funcionários do Município também serão alvo de homenagem, dos quais sete através da atribuição da Medalha de Bons Serviços Municipais Dourada, por 30 anos de serviço e oito através da Medalha de Bons Serviços Municipais Prateada, por 20 anos de serviço. |X|

Obras em Porto Pim postas a concurso

«A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa que foi já publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores o anúncio para o procedimento de contratação da Empreitada de recuperação dos estragos provocados pelo furacão Lorenzo no complexo ambiental de Porto Pim. O objeto do contrato contempla, sucintamente, a execução de obras de recuperação no complexo ambiental de Porto Pim, nomeadamente, pavimentação de acesso entre o estacionamento e o passadiço na praia de Porto Pim; passadiço de acesso ao areal e aos balneários da praia de Porto Pim; remodelação integral dos balneários de Porto Pim; e reparações no edifício do aquário e envolvente.»

Este é o teor de uma nota informativa do gabinete de comunicação do Governo Regional dos Açores, divulgada no dia 28 de junho, no mesmo dia em que o inQuieto se referiu a um “post” no Facebook, de Dejalme Vargas, que dizia que o Aquário de Porto Pim estava fechado há 1.000 dias.

A empreitada foi posta a concurso por 900 mil euros, com um prazo de execução de nove meses. |X|

DESPORTO

Jogos de Pim estreiam-se com 10 modalidades

Realizam-se no fim de semana, sábado, 2 e domingo, 3 de julho, com início às 10h30 e 15h30 de cada dia, na zona de porto Pim e monte da Guia, os primeiros Jogos de Pim, promovidos pelo Serviço de Desporto da Ilha do Faial (SDIF), nas modalidades de andebol, basquetebol, canoagem, ciclismo, futebol, karaté, natação, dança, ténis e voleibol, com participantes de vários escalões masculinos e femininos.

A iniciativa envolve parcerias com a Associação de Andebol da Ilha do Faial, a Associação de Basquetebol das Ilhas do Faial e Pico, o Clube Naval da Horta, a delegação do Faial da Associação de Ciclismo dos Açores, a Associação Desportiva e Cultural Ribeirinha Ativa, a Associação de Futebol da Horta, o Clube de Karaté Do Shotokan da Horta, o Clube Desportivo Escolar da Horta, o Clube de Ténis do Faial ténis e a Associação de Desportos da Ilha do Faial.

Uma nota do SDIF refere que o propósito dos Jogos de Pim é «garantir que a maior parte das modalidades que são desenvolvidas na ilha, e que possam ser desenvolvidas naquele local ou nos seus arredores, tenham a oportunidade de ser parceiras do evento e divulgar os seus projetos através da dinamização de variantes simplificadas das suas modalidades, abertas aos praticantes das diferentes modalidades e, se possível, aos demais interessados em participar». |X|

HÁ 50 ANOS

HORTA E NEW BEDFORD GEMINARAM-SE

No ano de 1972 as cidades norte-americana de New Bedford e a portuguesa e açoriana da Horta acordaram a sua geminação. A Câmara Municipal de New Bedford, a 13 de abril, «aprovou uma resolução que estabelecia a cidade da Horta como sua cidade-irmã», escreve o jornal Tribuna das Ilhas na sua edição desta sexta-feira, 1 de julho. «A 3 de maio foi a vez da Câmara Municipal da Horta consagrar a geminação e proclamar New Bedford cidade-irmã da Horta», acrescenta o semanário faialense. E prossegue: «A 4 de julho, numa histórica sessão, que contou a presença de uma numerosa delegação da cidade de New Bedford, foi confirmada de forma pública a geminação».

A aproximação destas duas cidades funda-se na atividade baleeira do século XIX e aprofundou-se, depois, em resultado da emigração provocada pelo Vulcão dos Capelinhos, que o mayor Michael Lawrence destaca num artigo publicado na edição já citada do “Tribuna”. Por seu turno, Carlos Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Horta, num texto no mesmo jornal, perspetiva «a captação de investimento e de contributo para a economia do Faial» em consequência das relações resultantes deste eixo criado entre os Açores e a costa leste dos Estados Unidos, zona de implantação de New Bedford, onde a presença açoriana continua marcante.

É pena que, à passagem de meio século de geminação, a comemoração desta decisão política que, pelo menos em teoria, aproximou as duas comunidades em causa, não tenha tido lugar de algum relevo na programação oficial do “dia da cidade” e, mais do que isso, não se tenha pensado em algo de concreto que a materializasse. Valeu o Tribuna das Ilhas que não se esqueceu do assunto. De palavras bonitas e enunciações pomposas, tal como o Inferno de boas intenções, também os discursos de circunstância estão cheios. |X|

METEOROLOGIA

O mês de julho está a preceito. Beneficiando da visita do nosso desejado Anticiclone dos Açores podemos contar com bom tempo para os próximos dias, para além do fim de semana. Com vento fraco, do quadrante norte e leste, que alivia a humidade, teremos uns dias agradáveis, apenas levemente perturbados por algumas nuvens e prováveis aguaceiros que, com a temperatura a atingir 24 graus, não fazem tortura. |X|

[ texto ] |X|

EDIÇÃO NÚMERO 5 | inQuieto FAZ PARTE DO BLOG escrevi.blog. É UM JORNAL, EM VERSÃO ONLINE, COM EDIÇÕES NUMERADAS, DE UMA SÓ PÁGINA. A SUA PERIODICIDADE É VARIÁVEL. TRATA DE ASSUNTOS RELACIONADOS, PRINCIPALMENTE, COM A ILHA DO FAIAL, PODENDO ALARGAR ESTE ÂMBITO. O ANTETÍTULO À ANTIGA FAIALENSE, EXPLICADO AQUI, SINTETIZA A FORMA DE ABORDAGEM DOS TEMAS E O ESTILO DE ESCRITA ADOTADO NESTE ESPAÇO JORNALÍSTICO. |X|

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s