Primeiro de inverno já chegou!

Confirmada instabilidade meteorológica de agosto

QUEM ESPERASSE que as famigeradas alterações climáticas pusessem em causa a sabedoria popular, enganar-se-ia: o mês de agosto continua a ser o primeiro mês de inverno. As previsões meteorológicas para os próximos dias assim o dizem.

Mas este inverno estival se traz chuva, boa para contrariar a seca, não significa que seja magnânimo ao ponto de nos aliviar do tremendo sufoco que, sobretudo nesta quarta-feira, nos faz desesperar: uma mistura explosiva de calor e humidade deixa-nos bem perto de conhecer as agruras do Inferno. O alcatrão das nossas estradas até deitou “fumo” com os chuveiros da tarde de hoje. Porém, não vale a pena cramar, o mês de agosto é assim.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera lançou um aviso meteorológico amarelo para todo o arquipélago dos Açores antevendo «precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada». No Grupo Central o aviso estará em vigor entre as 9 horas de amanhã, quinta-feira, 4 de agosto e a meia-noite.

Dois núcleos anticiclónicos, que trazem o bom tempo, mantiveram, nos últimos dias, as ilhas açorianas “entaladas” entre si, garantindo um excelente estado do tempo, mas as coisas vão mudar por causa de uma superfície frontal e de uma depressão, ainda que com fraca atividade.

Sendo assim outra regra se cumpre: não há Semana do Mar sem, no mínimo, uns pinguinhos de chuva! |X|

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s