REVISTA DA IMPRENSA LOCAL

Resumo dos jornais do Faial e do Pico

TRIBUNA DAS ILHAS: «A SEMANA DO MAR DE 2022 FOI MAIS MODERNA E ATRATIVA»

O semanário Tribuna das Ilhas dedica o melhor espaço da edição desta sexta-feira à Semana do Mar, destacando, em título, sobre uma fotografia, a toda a largura da 1.ª página, da Marina da Horta com o Pico ao fundo, uma afirmação de Carlos Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Horta: «A Semana do Mar de 2022 foi mais moderna e mais atrativa».

Os transportes aéreos são um tema que o jornal acompanha regularmente e desta feita para dizer, também na 1.ª página, que Pedro Castro, diretor da empresa de consultoria de aviação comercial SkyExpert, defende liberalização de todas as “gateways”. No desenvolvimento da notícia, na página 2, o semanário faialense acrescenta que a «SkyExpert defende liberalização da rota Lisboa – Horta – Lisboa».

«Registamos dificuldade em obter apoios das entidades públicas locais e regionais». A citação é apresentada em rodapé da capa do “Tribuna”, atribuída à nova direção da associação SOS Conceição, presidida por Guilhermina Machado.

ILHA MAIOR: INCIDENTE NA COSTA DE SÃO MATEUS

A manchete do semanário Ilha Maior é dedicada a um «incidente na costa de São Mateus». A notícia relata as dificuldades de um grupo de mergulhadores que se viu arrastado por uma forte corrente, entretanto socorrido por cidadãos que se aperceberam do sucedido. O jornal questiona a falta de alguns meios de salvamento da Polícia Marítima e dos bombeiros.

Este periódico picoense dá relevo na capa da edição desta sexta-feira a Luís André Figueiredo, realçando uma afirmação sua, extraída da entrevista a este jovem, publicada numa página interior: «Na escola, aprende-se muito, mas o mundo lá fora tem muito mais para nos ensinar».

O Ilha Maior reserva ainda espaço na 1.ª página para três temas: quebra na produção vitivinícola vai atingir 25%; Lava – festival de Jazz do Pico está de regresso e FC Madalena inicia preparação para a nova época.

O DEVER: VINDIMAS COM MENOR QUANTIDADE E MELHOR QUALIDADE

O jornal O Dever anuncia, na sua edição de ontem, em relevo, «vindimas com menor quantidade e melhor qualidade», pormenorizando este título de 1.ª página com uma reportagem, publicada no interior, na qual ouve diversos intervenientes na produção.

Na página principal de O Dever pode ler-se também uma referência destacada a uma ação de solidariedade: «ex-campeão paralímpico sobe Montanha do pico para angariar fundos para cães-guia».

Duas festas religiosas de verão são chamadas para a capa: São Caetano e Nossa Senhora da Ajuda, bem como dois temas culturais: Museu dos Baleeiros inaugura exposição de Francisco Neves e Lava – Festival Internacional de Jazz regressa ao Pico.

Sobre transportes, tema querido da imprensa local, O Dever diz que o «Governo quer escalas semanais para sete ilhas» no que respeita ao transporte marítimo de mercadorias.

INCENTIVO: MAIOR CONCELHO DOS AÇORES TEM 70 POR CENTO DOS SEM-ABRIGO DA REGIÃO

O diário faialense escolha para tema principal da sua edição desta sexta-feira a problemática da indigência dizendo que o «maior concelho dos Açores tem 70 por cento dos sem-abrigo da Região». No título desta notícia o Incentivo revela que «especialista pede mais resposta na saúde e na habitação para indigentes em Ponta Delgada».

Estão abertas inscrições para bombeiro voluntário no Faial, anuncia o jornal na sua 1.ª página, onde realça outros temas: 95 por cento da população de São Miguel vai ter médico de família; explorações agrícolas em zonas sujeitas a condicionantes naturais vão ser apoiadas e PS exige apoios às famílias. |X|

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s