Outono meteorológico começou hoje

A 23 de setembro inicia-se o outono astronómico

«As estações meteorológicas são baseadas nos ciclos anuais de temperatura e precipitação, ao contrário das estações astronómicas que são determinadas pela posição da Terra em relação ao Sol».

CONHECIMENTO CIENTÍFICO À PARTE, a sabedoria popular, baseada na observação empírica e continuada dos fenómenos meteorológicos, é, sem dúvida, uma fonte a ter em conta no que diz respeito ao que o tempo nos reserva. Toda a gente quer saber se vai chover ou fazer sol; se estará frio ou calor; se o vento será fraco ou forte e, sobretudo, se uma tempestade se aproxima. Os antigos adivinhavam tudo isto nos ares e foram-nos transmitindo essa informação. Aqui pelas ilhas do Triângulo dos Açores existe ainda um barómetro natural, que fornece dados adicionais a quem os sabe ler: a Montanha do Pico e os seus múltiplos chapéus.

Tudo isto permitiu ao povo chegar à conclusão que o primeiro dia de agosto é o primeiro dia do inverno. E, na verdade, como, aliás, aconteceu neste ano, agosto faz questão de nos mostrar os primeiros sinais de que a estação estival não dura sempre.

E também é verdade que, entrados em setembro, o tempo, por vezes, mostra-se um pouco diferente, antecipando o outono do calendário.

As estações do ano são determinadas pela posição da Terra em relação ao Sol e é isso que, normalmente, vem assinalado nos calendários. Por exemplo, em 2022, a próxima estação, o outono, começará às primeiras horas do dia 23 de setembro.

Mas, quantas vezes o calendário não bate certo no que respeita ao que acontece lá fora, onde a natureza dita as suas regras?

É costume, de qualquer maneira, regularmo-nos por essas datas, que, porém, não coincidem com as chamadas «estações meteorológicas». Essas, começam noutras alturas. O outono meteorológico tem hoje o seu início e durará até 30 de novembro, enquanto o inverno meteorológico de 2023 ocorrerá de 1 de dezembro a 28 de fevereiro; a primavera de 1 de março a 31 de maio e, finalmente, o verão de 1 de junho a 31 de agosto.

Resumindo: «As estações meteorológicas são baseadas nos ciclos anuais de temperatura e precipitação, ao contrário das estações astronómicas que são determinadas pela posição da Terra em relação ao Sol», explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

TEMPERATURA A SUBIR

Enquanto isto o IPMA divulgou as suas previsões para os próximos três meses de outono meteorológico que apontam, no arquipélago dos Açores, para níveis de precipitação normais para a época e uma provável subida da temperatura de até 1 grau. |X|

2 Comentários

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s