SOCIEDADE

Saúde. Mortalidade sem surpresas no arquipélago

Segundo o Diário dos Açores, no último mês de 2020 e no primeiro de 2021, “não houve excesso de mortalidade nos Açores, ao contrário de outras regiões do país”.

O jornal baseia-se numa análise elaborada por uma investigadora do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) que se tem dedicado ultimamente a estudar a mortalidade em Portugal.

Em exclusivo para aquele periódico micaelense, Cristina Santos, que também é professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, concluiu que nos últimos dois meses “não houve excesso de mortalidade” no arquipélago, “ao contrário de meses anteriores, sobretudo depois de março, em que se registaram na região mais óbitos do que o normal, quando comparado com a média dos últimos cinco anos”.

Dezembro de 2020 / janeiro de 2021 gráfico publicado pelo Diário dos Açores

O jornal escreve que “a linha a azul [do gráfico] representa a totalidade da mortalidade diária nos Açores e a linha amarela representa a mortalidade total diária nos Açores descontando os mortos por COVID-19”.

Dirigido pelo jornalista Osvaldo Cabral, este mais que tricinquentenário jornal de Ponta Delgada examina as linhas do gráfico sublinhando que estão “praticamente sobrepostas porque nos Açores há um número reduzido de mortes que não são atribuídas à COVID-19”.

“A linha a preto — prossegue, explicando — é a linha de base dos últimos cinco anos nos Açores e a linha a ponteado é o valor acima do qual se considera excesso de mortalidade (metodologia EUROMOMO)”.

Souto Gonçalves texto

Standard

One thought on “Saúde. Mortalidade sem surpresas no arquipélago

  1. Antonio Oliveira diz:

    O povo Acoresno necessita a ajuda de todos e a Graça de Deus edoevial em ocasiões como está da COVID-19; sou Acorean nascido e criado nos Açores; reconheço muito bem as necessidades. Deus esteja com todos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s